top of page
  • Foto do escritorDanilo Jeffetson

Mito ou verdade: deixar o celular carregando durante a noite estraga a bateria?


Você provavelmente já escutou por aí uma lista de boas práticas para fazer a vida útil da bateria do seu celular durar mais. Entre as dicas, uma das que mais aparecem é a recomendação para evitar deixar o celular carregando por muitas horas, como o dia ou a noite toda.


E, se você está lendo este texto, provavelmente também se pergunta se a prática realmente danifica a bateria do celular. Considerando que a tecnologia evoluiu bastante nos últimos anos, será que ainda é preciso se preocupar com isso? Confira a resposta abaixo!

Posso deixar meu celular carregando a noite ou o dia todo?

Sim, você pode deixar o seu celular carregando a noite toda sem prejudicar a bateria do aparelho. Isso porque a maioria dos smartphones atuais conta com baterias de íon de lítio, com a chamada carga inteligente.


O recurso faz o gerenciamento de energia, evitando o supercarregamento e interrompendo o fornecimento de carga quando a bateria atinge os 100%. A funcionalidade ajuda a proteger a bateria contra danos causados por sobrecarga. Da mesma forma, deixar o celular carregando o dia todo também não tem problema.


Ainda que não seja mais necessário se preocupar com isso, existem outras práticas simples que podem ser benéficas para o seu smartphone. Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar a prolongar a vida da bateria:

  • Evite temperaturas extremas: tenha em mente que bateria do seu celular não pode ficar exposta por muito tempo a locais muito frios ou quentes (este último principalmente). Por isso, não deixe o smartphone carregando em lugares como embaixo do travesseiro, mantas ou qualquer superfície que possa superaquecer o aparelho;

  • Use carregadores confiáveis: sim, é possível carregar o seu celular com outros carregadores além do original, mas não é o indicado. Se precisar usar outro, escolha uma opção que seja aprovada pelo fabricante do seu celular. Isso porque não tem como comprovar que carregadores não originais têm os circuitos de proteção adequados para efetuar a carga de maneira segura.

Deixar o celular carregando por muito tempo vicia a bateria?

Não, deixar o celular carregando por várias horas não vicia a bateria. Essa crença era bastante comum no passado, quando os celulares vinham com baterias à base de níquel e, para evitar que o smartphone viciasse, muitas pessoas só recarregavam o aparelho quando a bateria estava abaixo de 20%.


Essa preocupação, no entanto, não é mais necessária, já que os smartphones modernos contam com bateria de íon lítio. Por isso, pode ficar tranquilo e carregar o seu celular quando quiser (mesmo que a bateria esteja acima de 20%!).


3 visualizações0 comentário
174879.png
bottom of page