top of page
  • Foto do escritorDanilo Jeffetson

Android passa a alertar usuários sobre presença de rastreadores não identificados


A Google iniciou nesta quinta-feira (27) a implementação de um novo mecanismo de segurança para dispositivos Android. A partir de agora, usuários de tablets ou smartphones com o sistema operacional instalado receberão alertas caso sejam detectados dispositivos de rastreamento desconhecidos que estejam se movendo junto com a pessoa — caso de etiquetas inteligentes como as AirTags, por exemplo.

Anunciado originalmente durante o Google I/O 2023, o mecanismo vale para dispositivos com o Android 6.0 ou superior e será implementado globalmente ao longo desta semana.


O objetivo da novidade é prevenir que pessoas sejam rastreadas com o uso desse tipo de acessório, que é pequeno e difícil de ser encontrado em bolsas ou veículos. Sua função principal é ajudar os usuários a encontrar objetos como mochilas, malas e itens pessoais.

Casos de criminosos usando etiquetas inteligentes para roubar automóveis, stalkers ou de pessoas em busca da localização de parceiros por ciúmes já viraram notícia em várias partes do mundo.

Isso fez as empresas de tecnologia correrem para desenvolver formas de proteger usuários desavisados — a própria Apple lançou um app para Android para reduzir alguns desses riscos.

Como detectar um rastreador indesejado no Android

A partir do novo mecanismo de segurança do Android, os usuários receberão alertas automáticos em forma de notificação caso um rastreador via Bluetooth não identificado estiver se movendo com você.

Ao clicar no aviso, são enviados detalhes sobre o aparelho e até o mapa de onde ele se encontra. Além de uma opção para fazer com que o dispositivo emita um som para ser encontrado.


A melhor solução para o caso de você encontrar uma smart tag desconhecida é desabilitar manualmente o Bluetooth desligando o objeto, anotar o número de série dele e contatar as autoridades para denunciar o caso.

Por enquanto, apenas as AirTags da Apple são compatíveis com a ferramenta do Android, mas modelos de outras fabricantes devem ser adicionados no futuro próximo.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


174879.png
bottom of page