top of page
  • Foto do escritorDanilo Jeffetson

5 benefícios do trabalho remoto para devs


Nos últimos anos, o trabalho remoto tem se tornado algo comum entre os diversos setores da indústria, ganhando força com a pandemia de covid-19. Na área da tecnologia, porém, há empresas que já adotavam esse sistema muito antes de ele se tornar popular ou de ser necessário em tempos de dificuldade.


Mas que benefícios são esses? Confira a seguir as vantagens do trabalho remoto para os programadores.


Liberdade e flexibilidade de horário

Trabalhar remotamente oferece o benefício de poder flexibilizar algumas atividades durante o dia, como ir para a academia, fazer compras ou simplesmente ir ao médico. Quando não estamos “presos” ao escritório, essas tarefas podem ser realizadas em momentos mais convenientes.

Digamos que você é do tipo de pessoa que não “rende” depois do almoço e prefere tirar uma soneca. Trabalhando remotamente isso é possível, já que você pode escolher trabalhar nos horários mais apropriados para o seu corpo.

É claro que isso não significa falta de compromisso. Certas atividades podem demandar horários específicos, como reuniões ou algumas entregas. Contudo, a flexibilidade do home office dá liberdade para que outras demandas possam ser realizadas em períodos variados.


Menos distrações e interrupções

Trabalhar no escritório pode ser divertido, pois possibilita interagir e conversar com os colegas. Entretanto, esse mesmo fator pode gerar distrações excessivas e interrupções desnecessárias, o que é prejudicial para funções que exigem atenção e cuidado como a de programação.

Já em casa, o ambiente é muito mais controlável do que um escritório cheio de pessoas com necessidades diferentes. Nela, é mais fácil estabelecer regras para evitar interrupções, ter momentos maiores de silêncio e permitir que a produtividade alcance patamares mais altos.


Economia de tempo e dinheiro

Trabalhar remotamente pode livrar os desenvolvedores de uma das maiores fontes de frustração e estresse que existe em nossa sociedade atual: o trânsito. Ao não se deslocar para o escritório com tanta frequência, o colaborador economiza tempo e dinheiro — principalmente se o percurso é feito por meio de carro próprio, transporte público ou carro de aplicativo.


Incentivar os modais como meio de transporte alternativo ainda é uma ideia válida, mas não consegue superar a economia de tempo proporcionada pelo home office. Isso sem falar no potencial preventivo contra alguns males que horas no trânsito podem provocar em qualquer um.


Mais tempo para a família, amigos e hobbies

A flexibilidade de horário e a economia de tempo podem resultar em mais momentos com a família e amigos ou, então, para se dedicar a algum hobby. Esse é um dos benefícios com maior potencial de mudar a vida dos desenvolvedores que não têm espaço na agenda para sair um pouco da frente do computador.


Assim como em outras áreas, a programação exige bastante tempo e dedicação. Como resultado, alguns desenvolvedores podem ter dificuldade de equilibrar as vidas pessoal e profissional. No modelo de trabalho remoto, existem mais oportunidades para encontrar esse equilíbrio.



Possibilidade de colaborar em projetos internacionais


Por fim, é possível dizer que o trabalho remoto "derruba" as barreiras físicas e fronteiras entre o empregado e o empregador. Isso significa que o desenvolvedor pode colaborar em um projeto que está acontecendo na cidade vizinha ou, até mesmo, do outro lado do mundo.


.


8 visualizações0 comentário
174879.png
bottom of page